Conectamos mulheres para ampliar as possibilidades de desenvolverem o seu potencial e fortalecerem sua autonomia econômica.
Mulheres juntas mudam o mundo!
Nascemos como rede de apoio no início da pandemia em função do maior impacto para as mulheres. Ao longo das trocas realizadas na nossa rede, além da produção de conteúdos, entendemos a relevância de construir iniciativas que contribuam com o desenvolvimento e geração de renda de mulheres, o que possibilita maior autonomia nas suas decisões e impacto positivo para suas famílias. Criamos uma mentoria, realizamos dezenas de mentorias desde então e elaboramos uma metodologia que privilegia a trajetória de cada mulher.
Realizamos também consultoria e palestras em empresas porque acreditamos que a equidade de gênero é um caminho que deve ser percorrido por toda a sociedade.
A nossa rede, onde tudo começa, permanece como a nossa referência de pesquisas e apoio para as mulheres.
Nossa trajetória só foi possível porque encontramos muitas pessoas comprometidas em construir um mundo melhor com as mulheres. Acreditamos que podemos rever nossos privilégios, nos reconhecermos nas nossas diferenças e estabelecer laços que historicamente foram comprometidos pelo modelo de sociedade que nos dividiu.
A igualdade de gênero é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A conquista da autonomia pelas mulheres é fundamental nesse processo. A autonomia é a capacidade de tomarem as suas próprias decisões e envolve os aspectos:
CONHECIMENTO
Quanto maior o repertório em determinados temas, mais temos condições de questionar a realidade em que vivemos e as nossas relações;
LIBERDADE
Segurança psicológica e emocional para ser quem é, realizar escolhas e demonstrar opiniões;
RECURSOS FINANCEIROS
Ter o seu próprio dinheiro, o que gera segurança para tomar suas próprias decisões.
Camila Freire trabalha com programas de promoção da equidade de gênero desde 2009.
Mãe de uma criança na primeira infância, doutora em Ciências Sociais, assistente social, fundou a SóJuntas logo após iniciar sua transição de carreira, depois de 10 anos em uma grande empresa atuando na liderança de áreas de responsabilidade social e sustentabilidade.